quinta-feira, 11 de setembro de 2014

O grande Vilão - O Aedes aegypti (O Mosquito da dengue)


Ele pode ser pequeno mas é bastante perigoso.




O Mosquito Aedes aegypti é bem pequeno mede menos de um centímetro, e pode parecer inofensivo, ele apresenta um cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas (sua característica mais marcante)

Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite, mas isso é bem raro de acontecer.. 

O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça, e também pelo mosquito ser tão pequeno nem notamos a sua presença. 


Modo de transmissão

A fêmea pica a pessoa infectada, pois precisa do sangue para nutrir seus ovos, mantém o vírus na saliva e o retransmite, para a próxima pessoa que picar.

A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre na fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.

O mosquito Aedes aegypti também pode transmitir a febre amarela.

Período de incubação

Varia de 3 a 15 dias, mas tem como média de cinco a seis dias.

O Ciclo do Mosquito


  https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEiXk8iW4OKsS8arzRQrtS1C2J2rUodZb0dPx1BCjJvyooReqhVAj1ZOHWzWAuYlDsEypF-VD4iByHkGqW22J-h7XwNWHjGmqY-zzyqde054E6ehYrlTEJ6cDylegYJChjr-ekR_g2RK-9mNnt3kyZ69I5lwqgQlGHS9O6ztDv_vYe3pHDgXu54-dMf6LgvLEpPLyaK3jZOz5cki03HmTXtfQg=

O ciclo do Aedes aegypti é composto por quatro fases, onde o mosquito passa pelo processo de metamorfose (igual ao das borboletas) : ovo, larva, pupa e adulto. As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja. Na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmissão da doença.

O seu controle é difícil, por ser muito versátil na escolha dos criadouros onde deposita seus ovos, que são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses até que a chegada de água propicia a incubação. Uma vez imersos, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto. Além disso os ovos são bastante resistentes podendo sobreviver por quase 1 ano sem água.

Portanto, o único modo possível de evitar a transmissão da dengue é a eliminação do mosquito transmissor. 
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.




Sem comentários:

Enviar um comentário